sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Violência na Região dos Lagos na pauta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj vai realizar audiência pública para discutir as violações aos direitos humanos em decorrência do aumento da violência da Região dos Lagos. A solicitação foi feita pelo deputado Janio Mendes (PDT), vice-presidente da comissão, que, assim como toda a sociedade, vem acompanhando o crescimento da atuação do crime organizado, que está disseminando o medo e a sensação de insegurança na população. Somente nas ultimas semanas, mais de dez casos de homicídios foram registrados no município de Cabo Frio.

- Chegamos ao limite da tolerância da sociedade. A violência a que estamos assistindo não é comum da nossa cultura no interior. Precisamos dar um basta nisso. Recentemente, acompanhamos crimes bárbaros, alguns cometidos à luz do dia, em áreas de movimento. A migração da criminalidade da capital para o interior é um fato e já estendeu os seus tentáculos no interior, aplicando os requintes de crueldade da bandidagem e da marginalidade, que era testemunhada e vivida na capital e que todos os dias fazem parte do noticiário dos jornais locais - comentou o deputado, lembrando que a audiência deverá ocorrer na Câmara Municipal de Cabo Frio.

Para essa audiência, que ainda terá data definida, deverão ser convidados representantes do 25° Batalhão de Polícia Militar, da 126ª DP, do Conselho Municipal de Segurança, da secretaria Estadual de Segurança Pública, além da sociedade civil organizada.

Novo batalhão - Para aumentar a segurança na Região dos Lagos, o deputado Janio Mendes já solicitou ao governador Sérgio Cabral Filho a criação de um novo batalhão de Polícia Militar na Região dos Lagos para dividir área de atuação com o 25°BPM. De acordo com a proposta, o novo batalhão ficaria responsável pelo policiamento dos municípios de Saquarema, Araruama e Iguaba Grande, enquanto que o 25º BPM atuaria nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia.


Reinvidicação deste blogueiro: Como morador do Distrito de Tamoios, e sendo latente o crescimento da violência no distrito, não sendo mais novidade assassinatos com tiros de fuzil, e crimes dos mais variados com alto grau de brutalidade como à duas semanas foi encontrados dois corpos na praia de Santo Antônio mortos a pauladas, sem contar os inumeros assassinatos com todos as requisitos de execussão, VEJO HOJE A NECESSIDADE DE UMA COMPANHIA DA POLICIA MILITAR, EXCLUSIVA PARA TAMOIOS DADA AO TAMANHO TERRITORIAL 2 VEZES MAIOR QUE CABO FRIO, E SEM SOMBRA DE DÚVIDAS JÁ PASSOU DA HORA DE TAMOIOS TER UMA DELEGACIA, ASSIM COMO É INADIMISSIVEL CABO FRIO AINDA NÃO TER UMA DELEGACIA LEGAL, AINDA ESTÁ NA ERA DA MAQUINA DE ESCREVER E CARBONO. VEJO QUE O REFORÇO NO POLICIAMENTO OSTENSIVO PODERIA DIMINUR DE FORMA SIGNIFICANTE OS ALTOS INDICES DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO.