terça-feira, 29 de novembro de 2011

AGRADECIMENTO PELA LEMBRANÇA

No último domingo dia 27 de novembro, meus amigos me presentearam com uma festa em comemoração do aniversário na praia do Pontal em Santo Antônio, com um churrasco, música e muita alegria e com toda demonstração de sinceridade do meus amigos, sigo confiante em minha empreitada, como pré candidato a vereador de Cabo Frio, pois como na maioria dos pré  candidatos precisam de gastar dinheiro para reunir 100 pessoas que em sua maioria estão ali apenas por conta de uns trocados, no meu caso não gasto um centavo pois conto com amigos que proporcionaram essa festa sem me pedir nada, amizades sinceras construídas nesses mais de 20 anos que moro no Distrito de Tamoios, conhecem minha índole e meu sincero desejo de mudança nos rumos administrativo e político de nossa cidade, sentimento esse impulsionado por essas demonstrações de apoio de minha família e amigos e até mesmo daqueles que Não me conhecem mais sabem de minha caminha e postura. Deixo a todos um abraço fraterno!!
Marcelo Mickey, Almir Naval, Juninho, Almir

Almir Naval, Gibão, Marcelo Mickey, Agatão e Almir

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Marcelo Mickey

Vc sabe qual o lugar que Cabo Frio ficou no indice de qualidade de vida?
Educação: 45º lugar
Saúde: 56º lugar
Esses resultados são entre os 92 município do Estado do Rio de Janeiro,
e Cabo Frio é umas das Cidades que mais recebem Royalties é uma vergonha.

Marcelo Mickey

Tamoios tem que ter representantes na política de Cabo Frio, não se engane mais com esses vereadores que ja estão aqui em Tamoios, querendo comprar seu futuro e de seus filhos. Apopulação tem que dar uma resposta a essa classe de políticos, Dizendo um não á eles em 2012.

Marcelo Mickey

Meus amigos do blog do Mickey quando o atual prefeito de Cabo Frio foi eleito, ele disse que não era prefeito de dar abono salarial e agora no final de seu segundo mandato e com baixo indice de aprovação, tenta enganar o funcionalismo com abonos, para tentar levantar a moral de seu governo, e do seu secretario de governo, que estão queimados com o funcionalismo e com toda a população.

Marcelo Mickey

 O governo de Cabo Frio esta colocando um comercial na tv, dizendo que a nossa cidade esta maravilhosa, com todos os serviços em orden. Alguem acredita?

Marcelo Mickey

Se demostras força, todos querem ser teus aliados.
Ao contrário, se demostras fraqueza,
ninguém te dará importância.
E, se tendo riquezas, não demonstras força,
atrairás sobre sua cabeça
todas as ambições do mundo.
(Ciro, Rei da Pérsia )

Veja o abandono da praça de Unamar pela prefeitura de Cabo Frio.

Esse é o grande abandono do poder público de Cabo Frio, com o bairro de Unamar, no distrito de Tamoios. Isso é que merecemos por votar em Candidato do primeiro distrito de Cabo Frio.







                                         Praça de Unamar esse é um dos abandonos com Tamoios.

THE ECONOMIST – BRASIL: SEXTA ECONOMIA DO MUNDO

Segundo a “Economist Intelligence Unit (EIU)”, empresa de consultoria e pesquisa ligada à revista “The Economist”, o Brasil já se tornou, neste ano de 2011, a sexta maior economia do mundo, ou seja, o sexto maior produto interno bruto (PIB) medido em dólares à taxa de câmbio corrente.

Como o câmbio tem sofrido flutuações bruscas, quem acha que é o caso de estourar um champanhe deveria esperar pelo fim do ano, quando se poderão fazer as contas com precisão: a diferença entre o PIB estimado para o Brasil, 2,44 trilhões de dólares (mesmo considerada redução da projeção de crescimento de 3,5% para 3%) e o do recém-ultrapassado Reino Unido, 2,41 trilhões (com crescimento de 0,7%) é de 1,2%, diferença que pode facilmente triplicar ou se inverter num só dia de oscilação cambial.



Ainda assim, é de se notar que a dimensão da economia brasileira tenha ultrapassado ou esteja para ultrapassar aquela que foi a maior potência econômica do Ocidente – ou considerando-se seu enorme império colonial, de todo o mundo – de meados do século XIX até a I Guerra Mundial.



Segundo “The World Economy”, obra de Angus Maddison, em 1820, o PIB britânico (sem as colônias) era 12,4 vezes maior que o do Brasil; em 1870, era 14,3 vezes maior; em 1913, 11,7 vezes maior. Em 1992 (segundo a OCDE), essa relação tinha caído para 2,6 e em 1995, com o câmbio semi-congelado pelo Plano Real, para 1,5.



Mas o colapso das malfadadas políticas cambiais de Gustavo Franco e Chico Lopes [presidentes do Banco Central no governo FHC/PSDB/PFL-DEM] a fez voltar a subir para 2,62 em 1999 e 3,35 em 2003 [isto é, a economia brasileira apequenou-se no período, encolheu em relação ao PIB britânico].



Desde então, a relação caiu continuamente [significando que o Brasil cresceu bem mais que o Reino Unido nos governos Lula/Dilma]: 2,04 em 2007, 1,61 em 2008, 1,36 em 2009 (ano em que o PIB do Brasil ultrapassou os PIB do Canadá e Espanha e se tornou o oitavo do mundo), 1,07 em 2010 (quando ultrapassou o PIB da Itália) e 0,99 agora em 2011 [isto é, ultrapassando o Reino Unido.

sábado, 15 de outubro de 2011

Wagner Moura: "Eu não falo com a revista Veja"

Wagner Moura diz que revista Veja é "reacionária", "conservadora" e "elitista".


Dando uma pausa na linha literária. Terminei de ler a entrevista do ator Wagner Moura na edição deste mês da revista “Caros Amigos”. Recomendo a leitura. Entre outros assuntos, o ator fala (ainda) sobre as polêmicas em torno do filme Tropa de Elite e diz o que pensa da mídia brasileira.

Wagner declarou, sem meias palavras, que não dá entrevistas à “Veja”, por considerá-la “uma revista de extrema direita brasileira”. Confira um aperitivo:

“A linha editorial da revista Veja, uma revista de extrema direita brasileira. Eu me lembro claramente de uma capa da revista Veja que me indignou profundamente, sobre o desarmamento, que dizia assim: “Dez motivos para você votar ‘Não’ “. Eu me lembro claramente da revista Veja elogiando Tropa de Elite pelos motivos mais equivocados do mundo. E semana sim, semana não está sacaneando colega nosso: Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, de uma forma escrota, arrogante, violenta. Outro motivo é que na revista Veja escreve Diogo Mainardi! Eu não posso compactuar com uma revista dessas, entendeu? Conservadora, elitista. Então, não falo com a revista Veja, assim como não falo para a revista Caras. Agora, a mídia é um negócio complexo, importante. A imprensa brasileira, nessa episódio agora do Congresso, cumpre um papel sensacional. Achei ótimo o fim dessa lei de imprensa, careta, antiga. Acho que a imprensa tem que se sentir livre e trabalhar e quem se sentir agredido por ela entra em juízo e processa”.

Pegando carona na metáfora usada pelo ator em outro trecho da entrevista, muita gente ainda não tomou a pílula nem despertou para o deserto do real – são os que ainda estão conectados à Matrix. Felizmente, é uma espécie cada vez menos numerosa.


Fonte: http://blogln.ning.com/

domingo, 9 de outubro de 2011

Domingo no Bairro de Botafogo, no Distrito de Tamoios

Hoje dia 09 de outubro estive no Bairro de Botafogo reunido com amigos que vão me ajudar nesta difícil jornada das eleições 2012, onde pretendo ser candidato a vereador de Cabo Frio, meus amigos que construí nestes  22 anos que moro no distrito de Tamoios, estão me dando muita força para seguir nesta jornada, fico muito feliz de ver o reconhecimento dos meus amigos, pessoas que me conhecem a  anos e meu caráter, em Botafogo fui recepcionados com uma festa que não esperava, ao estilo da terra, servido uma deliciosa galinha caipira e muitas conversas, onde evidencio o que representa meu pleito, a esperança de ver sonhos realizados, a água para o bairro de botafogo e estimulo a agricultura familiar, AOS MEUS AMIGOS TENHO A AGREDECER TODA A FORÇA E A CERTEZA QUE ESTAREMOS JUNTOS, DA MESMA FORMA QUE CAMINHAMOS ESSES 22 ANOS!

domingo, 2 de outubro de 2011

ABRE ASPAS!!

"Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo"

Leonel de Moura Brizola

Inauguro em meu blog a cessão “ABRE ASPAS” com um pensamento do político que me fez enxergar a importância da política para o homem, desde os tempos das grandes mobilizações pelas diretas já que participei segurando com afinco a bandeira do PDT, às lutas pelas EMANCIPAÇÃO DE TAMOIOS, que participo das atividades desde 1992, sempre mobilizando e me guardado em plano secundário, mais cansado de ver meus sonhos e do nosso povo sendo vendido, por interesses escusos, a dois anos resolvi participar da política de forma mais ativa e partidária, por ainda acreditar que o partido político representa um conjuto de ideologias e me guardando sobre a tutela do partido criado por Brizola, crio meu blog onde vou postar acontecimentos e ideias que possam levar nosso município a frente saindo da inércia que se encontra a quase 16 anos.

DEP. DR PAULO CESAR ESTÁ DE SAÍDA DO PR?

Em Cabo Frio já essa notícia já passou de simples boato para fato consumado, pois até os aliados do deputado estão abandonando o pré candidato a prefeito, o engraçado que Dr. Paulo Cesar é conhecido como um político que não consegue montar um grupo político, e os poucos que estavam se integrando, já desistiram, pois alguns esperavam ter em seu palanque o ex governador Garotinho, fato mesmo é vejo certa ingenuidade em algumas pessoas, o deputado mesmo quando bateu na trave para a prefeitura de Cabo Frio com quase 32 mil votos, conseguiu a proeza de não fazer nenhum vereador.
As notícias dão conta que ele estaria indo para o PSD, qual será seu objetivo?

Estaria ele fugindo do ex governado e de seus escândalos, que alias também os persegue?

Uma indagação que fica, qual será o rumo da possível candidatura?

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Violência na Região dos Lagos na pauta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj vai realizar audiência pública para discutir as violações aos direitos humanos em decorrência do aumento da violência da Região dos Lagos. A solicitação foi feita pelo deputado Janio Mendes (PDT), vice-presidente da comissão, que, assim como toda a sociedade, vem acompanhando o crescimento da atuação do crime organizado, que está disseminando o medo e a sensação de insegurança na população. Somente nas ultimas semanas, mais de dez casos de homicídios foram registrados no município de Cabo Frio.

- Chegamos ao limite da tolerância da sociedade. A violência a que estamos assistindo não é comum da nossa cultura no interior. Precisamos dar um basta nisso. Recentemente, acompanhamos crimes bárbaros, alguns cometidos à luz do dia, em áreas de movimento. A migração da criminalidade da capital para o interior é um fato e já estendeu os seus tentáculos no interior, aplicando os requintes de crueldade da bandidagem e da marginalidade, que era testemunhada e vivida na capital e que todos os dias fazem parte do noticiário dos jornais locais - comentou o deputado, lembrando que a audiência deverá ocorrer na Câmara Municipal de Cabo Frio.

Para essa audiência, que ainda terá data definida, deverão ser convidados representantes do 25° Batalhão de Polícia Militar, da 126ª DP, do Conselho Municipal de Segurança, da secretaria Estadual de Segurança Pública, além da sociedade civil organizada.

Novo batalhão - Para aumentar a segurança na Região dos Lagos, o deputado Janio Mendes já solicitou ao governador Sérgio Cabral Filho a criação de um novo batalhão de Polícia Militar na Região dos Lagos para dividir área de atuação com o 25°BPM. De acordo com a proposta, o novo batalhão ficaria responsável pelo policiamento dos municípios de Saquarema, Araruama e Iguaba Grande, enquanto que o 25º BPM atuaria nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia.


Reinvidicação deste blogueiro: Como morador do Distrito de Tamoios, e sendo latente o crescimento da violência no distrito, não sendo mais novidade assassinatos com tiros de fuzil, e crimes dos mais variados com alto grau de brutalidade como à duas semanas foi encontrados dois corpos na praia de Santo Antônio mortos a pauladas, sem contar os inumeros assassinatos com todos as requisitos de execussão, VEJO HOJE A NECESSIDADE DE UMA COMPANHIA DA POLICIA MILITAR, EXCLUSIVA PARA TAMOIOS DADA AO TAMANHO TERRITORIAL 2 VEZES MAIOR QUE CABO FRIO, E SEM SOMBRA DE DÚVIDAS JÁ PASSOU DA HORA DE TAMOIOS TER UMA DELEGACIA, ASSIM COMO É INADIMISSIVEL CABO FRIO AINDA NÃO TER UMA DELEGACIA LEGAL, AINDA ESTÁ NA ERA DA MAQUINA DE ESCREVER E CARBONO. VEJO QUE O REFORÇO NO POLICIAMENTO OSTENSIVO PODERIA DIMINUR DE FORMA SIGNIFICANTE OS ALTOS INDICES DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Emancipação: País pode ter 806 novos municípios

As gavetas de 24 assembléias legislativas do país guardam pelo menos 806 pedidos de criação de novas cidades. São distritos ou bairros que querem se emancipar do "município-mãe" para conquistar prefeitura e orçamentos próprios. Se todas as requisições fossem aceitas, o Brasil passaria a ter 6.362 prefeitos e mais 6,4 mil vereadores. Mas o futuro destas localidades está nas mãos dos senadores que podem dar o aval ou enterrar de vez as expectativas das lideranças comunitárias que trabalham desde 1996 para garantir a independência de suas comunidades.

A maioria das regiões que pediram emancipação está no Rio Grande do Sul - são 124 distritos lutando para ter autonomia. Na seqüência estão Bahia, com 112, Maranhão (101), São Paulo (54), e Mato Grosso (45). O Rio de Janeiro é o único Estado do país onde não foi encontrada requisição para emancipar áreas. Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Gaúcha de Áreas Emancipadas e Anexadas. Mas nem todas as regiões têm requisitos básicos, como extensão territorial, número de eleitores e movimentação financeira.


Grande extensão

Na avaliação dos representantes das áreas que querem emancipação, nos estados do Norte, em especial o Amazonas, há necessidade de desenvolvimento das comunidades do interior. Argumentam que os municípios-mãe são muito grandes e não têm condições de atender às necessidades da população, provocando êxodo rural.

Apesar da intensa procura, no Rio Grande do Sul, acredita-se que apenas 35 localidades têm chances de ganhar suas próprias chaves da cidade. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Áreas Emancipadas, Ederaldo de Araújo, o principal motivo para a autonomia é a falta de investimento dos prefeitos nas áreas mais isoladas dos municípios. Araújo batalha pela autonomia do distrito de Itapuã -­ com 10 mil cidadãos e cerca de 7 mil eleitores ­- ligado ao município de Viamão, com 152 mil moradores. ­

"A maioria dos prefeitos só investe onde a população, ou melhor, o eleitor está concentrado", afirma Araújo. ­"Com a emancipação, isto acaba. Não defendo a farra da criação dos municípios. Tem que ter critérios rígidos, inclusive em relação aos gastos, repasses, mas o governo não pode deixar esta dívida com milhares de brasileiros que vivem com a ausência do poder público. "

A idéia divide opiniões no Congresso, mas começou a ganhar forma. Pressionados por terem que regulamentar até novembro a Emenda Constitucional 15, promulgada em 1996, que suspendeu a prerrogativa dos Estados tratarem da criação de municípios, senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terminaram de votar, na quarta-feira, o projeto de lei 98/02, que estabelece novas regras para criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios. A matéria vai ser analisada em plenário.

Atos mantidos

Pela proposta, os atos de emancipação ocorridos entre 1996 e 2007 ficam mantidos ­- ao todo foram 57 -­ desde que as prefeituras se encontrem no pleno gozo de sua autonomia municipal, com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e empossados. Além disso, a proposta determina que novos municípios apenas serão criados se cumprirem o número mínimo de habitantes. Na região Nordeste, é preciso ter acima de 7 mil habitantes, enquanto na reigão Sul e Sudeste, esse número sobre para 10 mil. Na região Norte e Centro-Oeste, de acordo com a proposta, é exigido pelo menos 5 mil habitantes.

O projeto também prevê que a arrecadação e o número de imóveis no aglomerado urbano sejam superiores à média de 10% dos municípios menos populosos do Estado. O novo município também deverá ter eleitorado igual ou superior a 50% da população e a existência de núcleo urbano já constituído.

A restrição legal surgiu diante da explosão dos municípios deflagrada pela Constituição de 1988, que deu plenos poderes aos Estados para tratar da autonomia política. Sem ter como garantir o próprio sustento, muitos dos municípios criados estão pesando nas costas da União. De 1988 até a entrada em vigor da emenda, há 11 anos, foram criadas 1.480 cidades. Uma boa parte sobrevive dos repasses do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Municípios.

As mudanças aprovadas na CCJ ainda não agradaram os representantes dos municípios. Eles acreditam que o melhor seria a aprovação da PEC nº 13/03 que também está na CCJ. São duas as principais divergências: o número mínimo de habitantes e a realização de plebiscito. Segundo a PEC, a população mínima deva ser de 5 mil no Norte, 6 mil no Centro-Oeste e Nordeste e 7 mil no Sul e no Sudeste. Em relação ao plebiscito, no projeto de lei 98/02, fica estabelecida a participação de todo o município e a PEC 13 somente na área a ser emancipada.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, discorda das críticas de que os novos municípios seriam aumento de gastos, mas não arrisca sobre emancipações necessárias. ­

"Há espaço para novos municípios",­ declarou Ziulkoski. "Quanto ao aumento do custo, é só estabelecer critérios mais rígidos, como limitar o número de secretários por habitantes. Tenho certeza de que em alguns casos a descentralização dos recursos será positiva."

Meu comentário: A informação que no Rio de Janeiro não processo de Emancipação não é verídica pois desde 2008, existe o processo de Emancipação de Tamoios no municipio de Cabo Frio, e em 2009 foi aprovada a solicitação para o plebiscito. O que seria a realização do nosso sonho e do povo de Tamoios.

sábado, 23 de julho de 2011

Janio em entrevista a Tv Tamoios fala sobre as obras no Distrito de Tamoios

Janio, em entrevista a Tv Tamoios do segundo Distrito de Cabo Frio, pergunta porque a cidade de Cabo Frio com a maior orçamento da história, como pode essa cidade esta parada, pôs quando o deque caiu com a resseca teve de vir o Estado e fazer, o ginásio Poliesportivo de Tamoios que desde antes das últimas eleições se encontrava paradas teve de vir novamente o Estado e fazer o mesmo aconteceu com o asfaltamento da av. paralela a Rod. Amaral Peixoto o estado teve de vir para resolver, a pergunta que fica Cabo Frio com o maior orçamento de sua história onde foi parar o dinheiro do povo!!!!


domingo, 10 de julho de 2011

Dep. Janio Mendes Falando sobre a Polemica Casa de Custódia de Araruama

Deputado fala sobre a Casa de Custódia de Araruama, um assunto polemico já que muitos dizem que a referida casa de custódia seria construída em Tamoios, o Deputado esclarece que já é assunto resolvido o empreendimento será mesmo construindo em Araruama, e terá quatro acessos e um deles seria pelo Distrito de Tamoios pela zona Rural do Distrito.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novas Notícias sobre o Assassinato do Vereador Aires Bessa de Cabo Frio

Segundo fontes do jornal o globo online, o alvo era do assassinato do vereador Aires Bessa, era o seu segurança conhecido como Luciano, Fontes ainda acredita que a autoria do crime seja de responsábilidade de milicianos da região.

Segue link da Reportagem no O Globo Online:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/04/milicianos-sao-suspeitos-de-terem-executado-vereador-de-cabo-frio-924380654.asp

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mais Informações do Assassinato do Verador Aires Bessa!

Vereador Aires Bessa Foi assassinado no restaurante de propriedade do Empresário Damasceno em Unamar, com um tiro que perfurou o Pulmão, informação esta dada pelo perito da policia civil que estava no local.

Novas Informações do Assassinato do Vereador Aires Bessa No Distrito de Tamoios em Cabo Frio

Luciano que fazia a “segurança” pessoal de Aires Bessa e que também foi baleado faleceu, apesar de socorrido e levado ao Hospital de Tamoios não resistiu aos ferimentos.
Ainda não se sabe a motivação do crime e nem se o alvo principal era o vereador Aires Bessa ou o Luciano Luciano que tinha era acusado de vários assacinatos nos distrito de Tamoios, Não estanmos aqui fazendo julgamento apenas relatando alguns fatos. Os assassinos (ou assassino) estavam de moto e foragiram do local.
O corpo do vereador Aires Bessa ainda se encontra em Tamoios e deve ser removido para o IML de Cabo Frio.
Aires Bessa sempre teve no Distrito de de Tamoios em Cabo Frio o seu reduto eleitoral, recentemente Aires coordenava um abaixo assinado que visava a retirada do Amador (PPS) da sub-prefeitura de Tamoios.
Quem estava indo ao encontro do Aires Bessa para uma reunião informal no Segundo Distrito era o pré-candidato a prefeito Alfredo Gonçalves (PPS) que por questão de minutos não estava junto de Aires Bessa e Luciano naquele momento.

Vereador Ayres Bessa é assassinado em Unamar às 22 hr.

terça-feira, 29 de março de 2011

Dep. Janio Mendes anúncia na tribuna da ALERJ, Água Para Tamoios

Trecho do Discurso do Dep. Janio Mendes "Deputado Paulo Melo, trago uma boa notícia ao Deputado Paulo Ramos, que tem grande respeito e apreço pela comunidade de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio. A ProLagos anuncia amanhã um investimento de R$ 50 milhões em saneamento básico com a construção de uma estação de tratamento, em Tamoios." Com esta grande notícia, que o Dep. Janio Mendes, da a população de Tamoios, que há anos sofre com a falta d'agua e com a falta de saneamento básico, Dep. Janio Mendes vam desta forma honrar os votos que a população de Tamoios!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dep. Janio Mendes fala de Milicias em Tamoios e pede Delegacia Legal para o Distrito de Tamoios em Cabo Frio na ALERJ

Folheando os Anais desta Casa Legislativa, encontrei no relatório da CPI das Milícias a inscrição de Cabo Frio como uma área onde existe a presença da milícia. Folheando os arquivos, encontrei página inteira do jornal O Dia com matéria que retrata a atuação de milícias com “gatonet” e outras atividades nas regiões de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, e São Pedro da Aldeia. Folheando os arquivos encontramos ainda notícias da prisão de milicianos destacados do Estado do Rio de Janeiro, como Chico Bala e Batman na Região dos Lagos, no Município de São Pedro da Aldeia.
Tudo isso é uma demonstração clara e inequívoca de que aquela região precisa de atenção. Por isso estou sendo enfático. Com o mesmo entusiasmo com que aplaudo e defendo a política de segurança, implantada no Estado do Rio de Janeiro, de valorização da cidadania, das Unidades de Polícia Pacificadora, com viés social, defendo a atenção para o interior, porque nós não podemos esperar a chegada dos novos ventos da Capital para o interior sem cuidar do nosso patrimônio de hoje.
Por isso defendo com insistência a elevação da delegacia de Cabo Frio à condição de Delegacia Legal, a construção da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, a construção de uma Delegacia Legal na região de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, e a divisão de área do 25º Batalhão, criando uma área para atender os municípios de Saquarema, Araruama e Iguaba Grande, ficando o 25º Batalhão voltado para atenção a Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DISCURSO DE POSSE DO DEPUTADO JANIO MENDES NA ALERJ (3/2/2011)

O SR. JANIO MENDES - Sr. Presidente, Deputado Paulo Melo, Sras. e Srs. Deputados, peço licença para cumprimentar minha família: esposa Jane e filhos, Saulo e Daniela, aqui presentes; meu amigo Prefeito de Armação de Búzios, Mirinho Braga; subsecretário de Defesa do Consumidor, José Bonifácio, meu amigo, meu irmão; amigos que vieram de Cabo Frio, Búzios e da Região dos Lagos.Inicialmente, Sr. Presidente, gostaria de falar da minha alegria em estar aqui, neste Parlamento, representando o povo do Estado do Rio de Janeiro. Quero iniciar minha história nesta tribuna – que, creio e desejo, seja longa – falando de momentos.

Em primeiro lugar, falo de momentos do passado. Minha chegada a esta Casa representa a concretização de um sonho, adiado desde 1990, quando fui convidado para ser candidato a Deputado Estadual pela primeira vez e declinei do convide, naquela oportunidade, em favor de V.Exa., Deputado Paulo Melo, então candidato pela primeira vez e hoje presidente desta Casa Legislativa.

Quis o destino que, desde aquela data, trilhássemos caminhos opostos e eu continuasse minha luta no Legislativo Municipal em Cabo Frio, após cumprir quatro mandatos naquela Câmara, hoje presidida pelo vereador Silas Bento, a quem agradeço, assim como a todos os colegas, pela grande escola. Hoje aqui estamos integrando, Deputado Paulo Melo, o mesmo Parlamento. É com orgulho e alegria que inicio esta minha caminhada.

Prosseguindo a falar de momentos presentes, lembro que chego ao Parlamento em um momento no qual o governo do Rio, após anos de omissão, encara os fatos e apresenta uma política de segurança que, num dos raros momentos de sua história, ganha a adesão da população. Um Rio de paz será construído de fato apenas com a união de todos e, nesta celebração da unidade, o Legislativo Estadual não poderá faltar.

Assumo o compromisso com a adoção de todas as atitudes necessárias à efetivação de uma política de paz e de justiça, com respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com o cidadão.

Chego ao Parlamento em um momento no qual o Estado do Rio de Janeiro testemunha a mais cruel tragédia natural de sua história. Lembro que é mais que necessário o empenho de todos para a reconstrução das cidades da região serrana e minimização do sofrimento das famílias. Assumo o compromisso de dotar o Estado de mecanismos ágeis que possibilitem o soerguimento das famílias e municípios abalados, bem como lutarei pela retomada de seu processo produtivo.

Chego ao Parlamento em um momento no qual o Rio, que tão grandemente contribui para a produção nacional do petróleo, sofre a ameaça de perder parte considerável de sua receita com a nova partição dos royalties do petróleo. O Rio não pode ser penalizado por produzir para o Brasil. Assumo o compromisso de lutar em defesa dos direitos do Rio na condição de produtor de petróleo e, de modo especial e particular, ao lado dos Deputados Sabino, Miguel Jeovani e Paulo Melo, em defesa da nossa região produtora de petróleo.

Chego ao Parlamento em um momento no qual o Rio se mobiliza para a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Necessário é sobremaneira investir em infraestrutura e democratizar investimentos, potencializando a vocação de cada região do nosso Estado. Assumo o compromisso de exercer um mandato em defesa dos investimentos em benefício do povo, com a transparência necessária ao controle social.

Por fim, chego ao Parlamento em um momento no qual o governo do Estado admite sucessivos erros em sua política de educação e sucumbe aos índices do Ideb, como o penúltimo colocado no exame nacional. Assumo o compromisso, com o debate amplo para a construção de uma política de educação que valorize o professor, reconheça sua autoridade e reconstrua sua dignidade.

O SR. SABINO – V.Exa. me concede um aparte?

O SR. JANIO MENDES - Concedo o aparte ao Deputado Sabino.

O SR. SABINO – Deputado Janio, peço este aparte para, com muita alegria e muita satisfação, saudar a presença de V.Exa. nesta Casa.

A Região dos Lagos, aliás, o Estado do Rio de Janeiro como um todo, na totalidade dos seus 92 municípios - porque conheço V.Exa., sei da sua tradição de luta, de batalha, sei que V.Exa. é um guerreiro, um trabalhador - ganha com sua presença aqui. Ganha, sobremaneira, a nossa região. Não há por que não assumir e não dizer deste microfone que a nossa região tem se ressentido, Deputado Janio, de uma participação mais atuante dos seus representantes. A Região dos Lagos precisa muito fortemente que a sua bancada, que os seus eleitos, que os seus deputados tem no perfil de V.Exa., de tenacidade, de coragem, porque eu o conheço bem, e de fortalecimento da unidade dos nossos municípios. A sua chegada aqui é muito bem vinda. Conversei com muitos companheiros da nossa região, tive o prazer de conversar agora há pouco com o Prefeito Mirinho Braga, que está aqui nesta Casa, o Prefeito de Búzios, com os seus colegas do PDT, partido de absoluto respeito e carinho que nós temos, que hoje vieram também aqui a esta Casa, como seu presidente regional, José Bonifácio, para render homenagens a V.Exa. que assume o seu mandato.

A sua assunção aqui nos fortalece, nos enche de energia, redobra a nossa vontade junto com o Presidente do parlamento, Deputado Paulo Melo, junto com o Miguel, e junto com todos os companheiros que sentem as dificuldades da nossa região: com índices de violência absolutamente altos, com dificuldade, com o empobrecimento dos municípios, e ameaçados, como V.Exa. citou tão bem no seu discurso, pela possibilidade das perdas daquela que é grande renda dos nossos municípios, que é o royalty do petróleo.

Eu reitero aqui as minhas boas vindas, mas, sobretudo, Janio, a minha alegria de tê-lo aqui nesta Casa ombreando conosco nessa luta. V.Exa. que tem como sua matriz, como a sua origem, esse grande e extraordinário Município de Cabo Frio, da nossa querida Cabo Frio, da nossa querida Tamoyos. A sua chegada, meu querido colega, fortalece essa tão diminuta bancada, essa bancada tão pequena. Mas a sua coragem, o seu esforço, a sua dedicação, porque quem, Janio, sobretudo, conhece a sua história de vida, conhece a sua história política de anos e anos de luta, sabe o que representará para Cabo Frio, mas também para São Pedro D’Aldeia, também para Iguaba, também para Araruama, também para Saquarema, também para Rio das Ostras, para Búzios, para todos os municípios a sua chegada aqui.

Seja muito bem vindo. Parabéns a V.Exa.

O SR. JANIO MENDES – Agradeço o aparte, o carinho e acolhida do Deputado Sabino. E digo, deputado, que todos esses motivos me levam a acreditar que chego ao parlamento no momento em que o nosso Estado mais necessita do empenho e da ação efetiva dos seus representantes no parlamento.

O momento também é de agradecimento. Assim, agradeço ao meu partido, o PDT, herdeiro do trabalhismo de Getúlio, Brizola, Pasqualine e do educacionismo de Darcy e Cristovam. Partido que tem uma bancada hoje de 11 parlamentares nesta Casa legislativa liderada pelo nosso amigo Luizinho Martins; um líder que tem sabido acolher e conduzir a sua bancada. Obrigado, Luizinho pelo seu acolhimento. Uma bancada que tem como referencial deputados experientes, como a Deputada Cidinha Campos e o Deputado Paulo Ramos, a quem agradeço a acolhida e peço paciência para esses meus primeiros passos nessa caminhada no legislativo. Uma bancada que tem também o grande campeão de votos do Estado do Rio de Janeiro, o Deputado Wagner Montes, a quem agradecemos, que, por sua magistral votação, permitiu ao Partido eleger uma bancada tão representativa neste espaço.

Eu, como todos aqueles que estréiam nesse parlamento pela Bancada do PDT sabemos agradecer a grandeza da representatividade do Deputado Wagner Montes.

Agradeço à minha cidade, a Cidade de Cabo Frio, que depois de me fazer quatro vezes vereador, me faz agora o seu deputado. Reafirmo o meu compromisso de luta em defesa da cidade e da integração regional, Sabino, como forma de fortalecimento da economia e superação das desigualdades. Estendo esse agradecimento e compromisso particular ao Município de Armação dos Búzios, que me acolheu nos últimos dois anos como Secretário Municipal, aos Municípios de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Saquarema, com a licença do Deputado Paulo Melo, e Araruama, com a licença do Deputado Miguel Jeovani, para, irmanados, fazermos deste Parlamento uma Casa de luta em defesa do fortalecimento e do crescimento da nossa região.

Agradeço ao Deputado Felipe Peixoto por aceitar o convite do Governador Sérgio Cabral, assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Pesca e me permitir o exercício de importante mandato. Comprometo-me dignamente a representar de um modo particular o povo de Niterói, que ainda se recompõe de uma recente tragédia e que terá, no nosso mandato, uma voz firme na defesa dos compromissos, dos valores e dos ideais de Felipe Peixoto.

Agradeço a minha família, meus pais, minha esposa e meus filhos, sem os quais não seria possível estar aqui. Por fim, agradeço a Deus e aos incentivadores de minha fé católica, que me ajudaram a crescer, a formar um caráter com os quais reafirmo o compromisso de exercer com vigor ético e entusiasmo juvenil um mandato voltado para as causas da justiça, da verdade e da vida.

Que este seja o primeiro dia de um novo momento para esta tribuna, para o nosso Estado, para a nossa região. Eu quero fazer parte desta história e contribuir para este novo momento. Empenho não me faltará, luta e garra serão minha rotina. Com a força dos companheiros, dos amigos, do povo da minha Cidade e do meu Estado e com as bênçãos de Deus, cumprirei minha missão. Declaro iniciado este novo momento, no qual o bom senso superará as disputas políticas e pessoais, no qual o nosso povo será olhado nos olhos, acima dos interesses mesquinhos. Vamos juntos construir essa nova história.

Muito obrigado a esta Casa, muito obrigado aos meus amigos, obrigado a todos.

domingo, 23 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NA SERRA!

Vamos nos solidarizar com a tragédia que assolou a região serrana do Estado do Rio de Janeiro, vamos ajudar nossos Irmãos da serra, convoco todos os Tamoienses que tem o espirito de liberdade e amor ao próximo, a ajudar com donativos aos que perderam quase tudo nessa catástrofe.
eu indico este veículo para os donativos:
http://acaoglobal.globo.com/

Janio Mendes Começa a cumprir sua promessas de capanha, em que disse que iria visitar os prefeitos da Região dos Lagos.



Janio visita o prefeito de São Pedro da Aldeia

O Deputado estadual Janio Mendes (PDT) já começou a visitar os prefeitos dos municípios da Região dos Lagos a fim de estreitar relações e buscar saber das demandas e do andamento dos convênios firmados com o Governo do Estado.


Esta semana, Janio visitou o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho (PMDB).
- Vamos fazer um trabalho de parceira com todas as prefeituras sem levar em consideração as cores partidárias. Quero saber quais são as questões de maior urgência nas prefeituras para atuarmos de maneira eficaz, atendendo as necessidades das prefeituras da nossa região – explicou Janio Mendes, que até o final do mês irá visitar gestores de outros municípios.
Janio Mendes será empossado no próximo dia 3 de fevereiro na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


Eleito primeiro suplente do PDT com mais de 21 mil votos, Janio assumirá a vaga do deputado eleito Felipe Peixoto, que assumiu a secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.